A ortopedia Funcional Infantil é o tratamento das bases ósseas, como quando há mau relacionamento entre a maxila e a mandíbula. Como os procedimentos dependem do crescimento ósseo do paciente, o tratamento ortopédico facial volta-se para crianças entre 3 e 14 anos de idade.
É importante ressaltar que, quando a criança passa por esse tratamento, pode inclusive evitar problemas maiores no futuro, que levariam à necessidade de aparelhos ortodônticos.
Normalmente, são utilizados aparelhos móveis na ortopedia infantil. Eles são responsáveis por mudar a postura dos músculos faciais, e não causam dor na criança. O paciente pode escolher a cor do aparelho, o que costuma ajudar na aceitação do tratamento por parte da criança. Os aparelhos ortopédicos são móveis e variam de acordo com cada caso e necessidade.
Vantagens
• O rosto do paciente ganha mais harmonia.
• A alimentação fica mais eficiente, uma vez que a relação entre a maxila e mandíbula melhora.
• A forma da criança respirar melhora. Se antes ela respirava pela boca, com o tratamento ela tende a respirar pelo nariz.
• Pode evitar futuros tratamentos ortodônticos.
• Pode melhorar problemas como a sinusite, o ronco e até mesmo dores de cabeça.
• Pode eliminar o ranger dos dentes e outros problemas de ATM (articulação temporomandibular).
Ficou interessado na especialidade? Agende uma consulta no Consultório da Dra. Karina Matos e resolva seus problemas. Ela é uma profissional altamente qualificada para realizar serviços de tratamento, prevenção e estética dental. Cuide do seu sorriso!